terça-feira, 9 de outubro de 2012

Lwart Química reduz 24% das emissões de CO2 em seu processo de produção

Mapeamento das emissões por meio do GHG Protocol foi o primeiro passo para colocar em prática as atitudes que levaram à diminuição das emissões
 
 
A Lwart Química foi a empresa brasileira, pioneira em seu setor a mapear as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). O mapeamento possibilitou a elaboração de um plano de ação de redução destes gases, diminuindo em 14,8% as emissões de CO2 de 2011, se comparado com 2010. Essa redução foi observada mesmo após o aumento de 12,7% na produção industrial registrado no ano passado. Isso significa que obtivemos aumento de produção e, mesmo assim, reduzimos em 24,4% os GEE por volume de produção.

A empresa inventariou as emissões de 2010 e 2011de todas as fontes de GEE provenientes das emissões, que se dividem em fontes fixas, que aparecem na queima de combustíveis nos aquecedores, forno túnel e na queima dos gases dos reatores; fontes móveis, do uso de veículos próprios; e emissões fugitivas, como a recarga de gases de refrigeração.

O resultado do inventário demonstrou que a Lwart Química tem baixa emissão de gases. Um dos fatores que colaboram para esta baixa emissão é o consumo de energia elétrica e vapor da termoelétrica movida à biomassa, pertencente à Lwarcel Celulose, outra empresa do Grupo Lwart. Em seu processo industrial, a empresa também utiliza um insumo do processo de uma terceira empresa do Grupo, a Lwart Lubrificantes, tornando possível uma sinergia entre as companhias do Grupo e um maior controle das emissões.

As ações seguintes tomadas pela direção da empresa foram: conscientizar os colaboradores sobre as emissões de gases e sua importância para o meio ambiente e identificar ideias de redução. A mais significativa foi a regulagem de combustível e oxigênio no forno túnel, fato que possibilitou 20% da redução de gases de efeito estufa. Os outros 4% foram observados com o uso consciente de energia elétrica e combustíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário