segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Os mitos do “como acabar com o mofo dentro de casa”...

Atualmente, um dos problemas mais comuns nas construções diz respeito à umidade, seja ela nas paredes, nas lajes ou mesmo em móveis, onde o surgimento de mofo e bolor, ou o descascamento das tintas se torna bastante visível. Quando isso acontece, é comum ouvirmos aquela velha história: “minha tia disse que se passar vinagre tira todo o mofo e o bolor dos móveis e da parede” ou qualquer outra formula milagrosa que promete acabar com os nossos problemas como se fosse um passe de mágica. Engraçado que todo mundo acredita nessas histórias, mas ninguém se pergunta de onde vem essa umidade, não é mesmo?!


No vídeo acima as pessoas entrevistadas dão dicas como usar o vinagre, o giz e até mesmo manter armários, portas e janelas abertos a fim de aumentar a ventilação do ambiente onde a umidade tem se mostrado bastante agressiva. Mas em nenhum momento é discutida a origem dessa umidade, e como tratar o problema na raiz.

Vamos tentar resolver o problema de verdade? Essa umidade que encontramos muitas vezes dentro de armários, quartos, salas e até mesmo no lado externo das nossas casas, costuma ser a “concretização” de duas situações diferentes: a primeira possibilidade é a umidade sendo transferida pela parede de divisa entre um banheiro e outro ambiente, a segunda, mais comum de ser encontrada, diz respeito à umidade que vem do solo abaixo da construção.

 
Legenda: umidade sendo transferida do banheiro para outro ambiente com parede comum.

 
Legenda: umidade do solo subindo por capilaridade nas paredes, podendo chegar a uma altura de 1,5m.

A verdade é que nos dois casos, a falta de, ou a incorreta aplicação do sistema impermeabilizante no momento da construção, possibilitaram a passagem de água de um ambiente ao outro, seja ele de um banheiro para o armário do quarto ao lado, ou mesmo do solo para as paredes de qualquer ambiente de uma casa.

Para resolver esses problemas, o ideal é fazer uma impermeabilização que mantenha a umidade dentro da parede, sem que ela apareça nas tintas das paredes e nos acabamentos em geral, evitando assim que a umidade “apareça” no cômodo.

Seguem abaixo algumas sugestões:



Boa pesquisa e bom trabalho!!!